Energia Solar – Preço, vantagens e como funciona?

211

Energia Solar – Tire todas as suas dúvidas, aqui no Mundo da Informação!

Tipos, vantagens e desvantagens que a energia solar tem. Confira aqui no Mundo da Informação!

 

Pode ser utilizado noslocais de trabalho.
Pode ser utilizado nos locais de trabalho.

 

A Energia solar é a explicação para todos os tipos de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) provenientes do sol. E essa energia é captada pelo homem, sendo diretamente para aquecimento de água, energia elétrica ou energia térmica.

No seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m² de energia, medição feita numa superfície normal (em ângulo reto) com o Sol. Assim, aproximadamente 19% são absorvidos pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta.

Através da fotossíntese as plantas utilizam essa energia. Nós usamos a energia quando queimamos combustíveis minerais ou lenha. Para criar o combustível, existem técnicas de absorção de a luz solar em uma reação química, sendo similar a fotossíntese vegetal, mas não contendo a presença desses organismos.

Juntamente com outros recursos secundários de alimentação, a radiação solar, assim como a energia eólica e das ondas, biomassa e hidroeletricidade, são responsáveis pela grande parte de energia renovável que há na terra. Sendo que apenas uma fração minúscula da energia solar disponível é utilizada.

 

Pode ser utilizado também em residências.
Pode ser utilizado também em residências.

 

 

Tipos de Energia Solar

A captura de energia solar classifica-se em diretos ou indiretos:

 

Direto tem como explicação que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem. Por exemplo:

– A energia solar atinge uma célula fotovoltaica criando eletricidade. (A conversão a partir de células fotovoltaicas é classificada como direta, apesar de que a energia elétrica gerada precisará de nova conversão – em energia luminosa ou mecânica, por exemplo – para se fazer útil.)

– A energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água, por exemplo – esse princípio é muito utilizado em aquecedores solares.

Indireto significa que precisa haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Por exemplo:

Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.

Estes também se classificam em passivos e ativos:

Sistemas passivos são geralmente diretos, apesar de envolverem (algumas vezes) fluxos em convecção, que é tecnicamente uma conversão de calor em energia mecânica.

Sistemas ativos são sistemas que apelam ao auxílio de dispositivos elétricos, mecânicos ou químicos para aumentar a efetividade da coleta. Sistemas indiretos são quase sempre também ativos.

 

As vantagens e desvantagens da Energia Solar

 

Vantagens:

– As centrais necessitam de manutenção mínima.

– Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo em que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.

– Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e conseqüentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

– A energia solar não polui durante sua produção. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente.

– A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

 

Desvantagens:

– As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroelétrica (água) e a biomassa (bagaço da cana ou bagaço da laranja).

– Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele.

– Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.

– Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com freqüente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.

– Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.