Mestrado e Doutorado

mestrado

O que é Mestrado e Doutorado?

Mestrado profissional

Mestrado Profissional é o curso formalizado pelo MEC. O curso é igual ao mestrado acadêmico em seus conceitos e pesquisas, mas tendo diferença na questão financeira, já que o aluno vai precisar pagar pelo curso mesmo sendo universidades públicas. O objetivo e a forma de realização do curso são focados para o estudo e a solução de problemas reais do ambiente organizacional. Para obter através do trabalho acadêmico, o título de mestre profissional, é necessário realizar uma dissertação com defesa diante de uma banca assim como no mestrado acadêmico, mas com viés profissional e corporativo no seu conteúdo. Portanto, nesse trabalho deve ser demonstrado a competência do mestrando em defender sua pesquisa de resolução de problemas reais utilizando métodos e técnicas atuais.

Destina-se  profissionais experientes que atuam em empresas ou instituições públicas aqueles que mantiveram suas atividades durante o curso. Por isto esse curso tem horários específicos, normalmente todas as sextas e sábados. Primeiramente é um curso terminal e apesar de ser possível a continuação dos estudos, não é aconselhado para quem deseja prosseguir os estudos optando pelo doutorado. No entanto não há restrições na seleção do doutorado para mestres profissionais.

 

Mestrado Profissional

Mestrado Profissional

Mestrado acadêmico

O mestrado acadêmico tem como objetivo iniciar o aluno na pesquisa. Essa é a área de conhecimento, é bem focada e constitui um subconjunto da área profissional (estudada em todo um curso de graduação leia mais).

Além das disciplinas mais avançadas, que inclui uma parcela significativa de pesquisa bibliográfica individual e de trabalho de interpretação, é desenvolvido um trabalho de iniciação à pesquisa científica. É esperado que até o final do curso o aluno tenha adquirido capacidade de desenvolvimento de trabalhos autônomos. É um trabalho que se caracteriza em buscar referências, tecnologias e métodos atuais em sua aplicação de modo criativo. Também é esperado que a demonstração de redações e textos científicos seja bem capacitados e essa capacidade é observada principalmente no texto da dissertação de mestrado.

Em reconhecimento do trabalho é desejável a publicação de artigos em revistas especializadas e reconhecidas que é o que trará durante e após o curso seu reconhecimento pelos especialistas no Brasil e no mundo.

Mestrado Acadêmico

Mestrado Acadêmico

Doutorado

O doutorado é estudado também com uma tese de defesa, que deve ser um trabalho original (o que não se exige no caso do mestrado). A metade dos programas atualmente que oferecem os cursos de mestrado também oferecem de doutorado, sendo este mais restrito e mais exigente.

É considerada uma continuação do mestrado acadêmico mesmo sendo permitido aos melhores candidatos o ingresso direito no doutorado.

As agências de fomento (instituições financeiras não bancárias, regulamentadas pelo Banco Central do Brasil) incentivaram a ida de brasileiros ao exterior para se doutorarem, e após o térmico do curso destes, o Brasil já contava com cursos de doutorado de qualidade suficiente para que fosse possível cursá-los no país e não mais no exterior.

A prioridade das agências atualmente é a concessão de estágios-sanduíche, estes estágios são de períodos de seis meses a um ano letivo para que o aluno de doutorado matriculado no Brasil, entre em contato com centros avançados no exterior. Usualmente, o estágio sanduíche se dá durante o terceiro ano do curso.

Querendo saber mais sobre Enem 2012 e vestibular? Clique e confira!

Achou o que estava procurando?

  • SIM

    Então que tal curtir, comentar e dar 5 estrelinhas para o nosso artigo?

    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
  • NAO

    pesquise aqui! você vai achar!




ARTIGOS RELACIONADOS

FAÇA UM COMENTÁRIO