ENEM – Porque fazer?

23

enem

ENEM porque fazer ?

Apesar da maioria dos estudantes fazer sua inscrição para o ENEM com muito interesse, muitos também fazem, porque os pais insistiram, ou porque algum amigo também vai fazer.

Mas qual é o verdadeiro motivo para querer fazer a prova?

Saiba tudo, pois agora que o exame foi reformulado, ganhará espaço especialíssimo na vida de qualquer vestibulando.

Enem e suas oportunidades!
Enem e suas oportunidades!

Na edição do ENEM de 2009, foi feito um novo formato para o exame, contendo maior número de questões (totalizando 180 questões) que são agrupadas da seguinte maneira:

– Linguagens, códigos e suas tecnologias

– Matemática e suas tecnologias

– Ciências da natureza e suas tecnologias

– Ciências humanas e suas tecnologias

O MEC (Ministério da Educação) quis trazer para as pessoas não apenas um exame, mas sim fazer com que essas pessoas pensem em soluções práticas para um problema do nosso dia-a-dia por exemplo.

A nota da prova é aceita por mais de mil faculdades, como pontuação extra em vestibulares de todo o país e ainda essa nota é usada apenas para beneficiar o candidato.

Com o ENEM é possível ingressar em universidades federais do  país, é um exame para se especializar e ter oportunidades, não apenas para avaliar os conhecimentos adquiridos nos três últimos anos do Ensino Médio.

O MEC tinha como objetivo, fazer com que todas as instituições mantidas pela União, adquirissem ao ENEM, em substituição aos seus vestibulares.

MEC também disponibiliza muitas oportunidades para estudantes.
MEC juntamente com o ENEM para melhor oportunidades de estudo.

Por vez, cada uma escolheu uma seguinte opção para adquirir o exame:

Como fase única, como 1° fase, como parte da nota ou para preencher vagas remanescentes.

Nesse link mostramos as 55 federais brasileiras que vão usar esses critérios, mas lembrando que pode ser alterado!

As instituições federais, conhecidos também como Cefets, incluíram o ENEM em seus processos seletivos para os cursos de graduação.

Quando os resultados do ENEM são divulgados, o MEC disponibiliza o Sistema de Seleção Unificada, online e informatizado, que mostra somente as vagas de instituições que adotaram a prova como processo seletivo único ou para ocupar vagas ociosas após a realização do vestibular.

Com isso, o aluno pode fazer até duas opções de curso em uma mesmo instituição ou em diferentes. Vai ser informado o número de carteiras disponíveis no curso e qual o peso de cada uma das áreas de conhecimento da prova do ENEM.

Então vai ser possível se informar até o final do prazo de inscrições se o curso desejado está disponível.

 

Bolsas  Pro Uni

As mudanças no exame a partir da edição 2009 não afetam a seleção para as bolsas de estudo oferecidas pelo ProUni (Programa Universidade para Todos).

O Enem vai continuar sendo indispensável para concorrer ao benefício. Além disso, é preciso que o candidato tenha renda familiar per capita de até três salários mínimos e atenda  no mínimo, um dos pré-requisitos abaixo:

• tenha cursado todo o ensino médio em escola pública;
• tenha cursado todo ou parte do ensino médio em escola privada com bolsa integral;
• seja portador de deficiência física;
• seja professor da rede pública de ensino básico e concorra a cursos de pedagogia, normal superior ou licenciaturas. Nesse caso, a renda familiar não importa;

Portanto, os motivos para realizar a prova são muitos e todos positivos!

Fique atento as inscrições para o ENEM 2012.

Leia mais no nosso post sobre: ENEM 2012 – INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2012