Celular roubado ou perdido? – Saiba quais providências tomar!

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Celular roubado ou perdido? Saiba o que fazer!

Em 2011 o Brasil alcançou um recorde de linhas de celulares habilitadas, que são agora mais de 242 milhões. Com todo esse crescimento, as reclamações de perda ou roubo do aparelho celular aumentam muito. E ai vem à grande pergunta o que fazer? Se você sabe que não foi roubo, mas também não lembra a onde deixou seu celular, primeiramente ligue para seu número. Muitas vezes acontece da pessoa ouvir seu celular tocando pela casa, mas se você não estiver com tanta sorte, tente ver se alguém atende ao número, pois você pode ter esquecido no trabalho, escola, casa de amigo… Se caso algum desconhecido atender, não tente marcar encontro para devolução, nem que seja em um lugar público, ou que você vá acompanhado, pois não é seguro!

 

Saiba como agir quando for roubado!
Saiba como agir quando for roubado!

Celular roubado ou perdido pode ser bloqueado, tanto a linha quanto o aparelho.

Portanto se você não tem alternativa, ligue para a operadora do seu celular e bloqueie a linha telefônica. Para saber que você realmente é o dono da linha, eles vão pedir seu nome completo e RG, mas se você quiser pode também bloquear o seu aparelho da seguinte forma: Como você tem um R.G, seu aparelho celular tem um número único de identidade no mundo, chamado de IMEI (International Mobile Equipment Identity).  É através desse número que vai ser possível bloquear seu aparelho. O problema é que ele está, geralmente, atrás da bateria do celular (impossível de ver depois de ser roubado) ou na nota fiscal (que você guardou em alguma gaveta e nem sabe mais onde está). DICA: Se você está lendo esse trecho do texto, pare tudo e corra atrás do seu IMEI. Deixe anotado em um local de fácil acesso.

Enfim, não é tão complicado se você tiver tudo em suas mãos se caso isso acontecer. E não se esqueçam, antes de bloquear o aparelho, bloqueie primeiro a linha. “Desde abril de 2010, para cadastro no Cemi não é mais preciso apresentar o Boletim de Ocorrência à sua operadora. No primeiro contato, a empresa faz um bloqueio temporário. Para torná-lo permanente, você deve comparecer a uma loja da operadora e assinar um termo de responsabilidade em até 48h do comunicado da perda, furto ou roubo ou se preferir, encaminhar o B.O à empresa (no Estado de São Paulo, ele pode ser feito pela internet em caso de furto ou perda).”

celular roubado

 

Celular roubado, o que fazer:

Ligue para a central de atendimento da operadora e solicite o bloqueio da linha
Encontre o IMEI (nº de identificação do aparelho) na nota fiscal do aparelho
Faça um Boletim de Ocorrência ou assine um Termo de Responsabilidade na loja da operadora para bloquear o aparelho com IMEI
Se usa um smartphone com aplicativo de rastreamento, peça ajuda da polícia para tentar recuperá-lo
Se pagou caro no aparelho (e costuma perdê-lo), faça um seguro para o smartphone